Montagem e Manutenção de PC.
A estrutura do PC corresponde em:
Processadores>> AMD e INTEL.
Placa-mãe>> on baord e off board.
Memória>> Principal e Secundária.
Memória Principal são as memória RAM(os pente de memória), e as memória ROM(da bios).
Memória RAM (Randon Access memory) permite leitura e escrita, não retém os dados ao desligarmos o computador e uma memória volátil (que se pode reduzir). Armazenam dados e instruções referentes ao programa atual.
Memória ROM (read-only memory) permite apenas leitura. Retém os dados mesmo com o PC desligado (não é volátil) guarda dados e instruções indispensáveis ao funcionamento do PC.
Memória Secundária e o HD, CD, DVD, Pen drive, Disquetes, cartão de memória e etc. armazenam grandes quantidades de informações.
Placa-mãe on board traz embutidos os componentes de placas adicionais como, por exemplo: placa de som, placa de vídeo, placa de rede placa de fax, joistik e etc.
Placa-mãe off board e uma placa-mãe simples, para o seu funcionamento precisa das placas adicionais tais como placa de vídeo, de rede, de som, etc.
Para colocar tudo isso funcionando temos que ter o gabinete e fonte de alimentação, a fonte de alimentação e que vai dar uma estabilidade na corrente elétrica ao entrar no circuito da placa-mãe, e o gabinete e para organizar todo equipamento interno.
Placa-mãe e a essência do computador podem dizer que o micro nada mais é que uma placa-mãe cercada por componentes auxiliares complementares, como gabinete, fonte, discos, etc.
A placa-mãe que define o seu soquete (um receptor do processador, geralmente tem um monte de orifícios para encaixe do processador) exemplo de processadores: temos a Intel com Pentiun 3, Pentium 4, pentiun D, core 2 Duo, core 2 Quad e o i7 são exemplos de processadores que trabalhão com soquetes PGA ou LGA. E temos também a AMD, por sua vez tem o processador Athlon, Sepron, Athlon XP, Duron e K6 são exemplos de processadores que trabalham com soquetes 748, 939, 990 (am2).
Exemplo de componentes de uma placa-mãe:
Slots PCI, placa de som, placa de rede, placa de vídeo, bateria para bios para relógio interno, componentes souhbridge (e/s), bios, conectores serial Ata, conexões do gabinete leds, liga e desliga etc, conectores do som, conector eternet (RJ-45), conectores USB, porta paralela, conectores de teclado e mouse, slot AGP(para encaixe de placa de vídeo) conector norlhbridge (memória/vídeo/CPU), cooler, encaixe para o cooler, soquete do processador, slots de memória RAM (pente), conectores IDE para cabos flat cable, conectores SATA para transmitir dados (faz o mesmo trabalho do cabo flat cable), conector de força para cabos ATX e o AT que vem da fonte de alimentação, controlador de disco e outros.
Cabos de dados do tipo SATA e IDE ambos pode ser usado para transmissão de dados via placa-mãe e drives de CD/DVD e discos rígidos (HD).
SPU FAM e exclusivo do cooler do processador (tipo uma tomadinha um receptor para ligar o cooler a placa-mãe).
A memória DIMM tem um corte ou fenda a mais do que a memória DDR (pente de memória).
Há conectores para cabos de fonte ATX com 20 pinos e com 20 + 4.
Há cabos de fonte AT que são dois conjuntos que saem da fonte AT para alimentar a placa-mãe, sua colocação no conector da placa-mãe é feita com os dois fios pretos, posicionados um do lado do outro.
O teste de bancada e feito com os seguintes dispositivos: placa-mãe, processador memórias, fonte, placa de vídeo e cooler.
Speacker responsável pelos sinais sonoros de alerta de manutenção de peças faltando como memória, temperatura do processador ou algum tio de mau funcionamento da maquina, produzindo bip sonoro intermitente para avisar o usuário que esta ocorrendo algum tipo de erro ou problema.
Slot expansivos PCI e PCI Express para encaixe de placa de rede, vídeo, modem e outros.
Slot AGP para encaixe de placas de vídeo, placas de vídeo 3D ou placas normais.
O slot AGP e identificado fisicamente por sua localização, ele fica mais longe das entradas do gabinete enquanto o PCI Express fica mais perto. As placas para slot AGP são identificadas por seu pente parecer um colméia e ter 3 fendas em sua placa.
Chip set auxilia o processador nas suas funções, e auxilia também outros dispositivos a realizar uma determinada função ou até mesmo executá-la em seu lugar.
Jumper eles são responsável pela configuração do PC a placa-mãe tem vários junper e cada um deles exerce sua função.
O Jumper vermelho do cmos (bios) em algumas placas-mãe fica perto da bateria, troque sua posição quando quiser resetar a bios ex:
Troque de posição para ficar assim
Faça assim desligue o PC na tomada de força e inverta o junper, ligue o PC e espere algum segundo (6seg) com ele ligado, depois desligue e coloque o junper na mesma posição que estava e ligue o PC.
Quando a placa-mãe não tiver junper vermelho do cmos (bios) ou você não localizá-lo para resetar, faça o seguinte: com maquina desligada tire a bateria da bios, no encaixe da bateria tem dois conectores um no centro e outro na própria parede, pegue uma chave de fenda pequena e encoste a ponta dela no centro do encaixe da bateria e o corpo da chave de fenda na parede do encaixe da bateria manda alguém ligar o PC ou você mesmo liga e conte até 10 retire a chave de fenda e desligue o PC, coloque a bateria no lugar e ligue o computador.
Conectores do painel frontal. Repare que em cada pino tem um sinal, pino 1 tem um sinal de positivo e o 3 tem um sinal de negativo, essa e a posição que devemos colocar o encaixe, pode reparar que o encaixe tem uma seta pequena para indicar a posição do positivo, o encaixe que me refiro, são aqueles que terminais fixos nos pares de fios que vem do gabinete e vai para os conectores frontal da placa-mãe.
O conector Power switch e o que liga e desliga o PC, vêm dois fios de La do conector da placa-mãe, e vai para o gabinete no painel frontal.
O conector Power LED serve para a luz indicadora de liga e desliga do PC.
O conector Hard driver Activity, ou IDE LED mostra quando o HD esta trabalhando. A luzinha fica piscando.
O conector Reset Switch, reseta o PC, e aquele botão de emergência de reiniciar o PC.
Existem dois tipos de palavra: DRIVER, DRIVES.
DRIVER: E um arquivo, Software.
DRIVES: É os dispositivos físicos Taz como, HD, DVD, CD, processador, etc.
O botão de Reset, o botão Turbo o Keylock, assim como as luzes de Power, Hard Disk, e Turbo encontrados no painel frontal do gabinete, devem ser ligados à placa mãe para poderem funcionar. Numa placa mãe padrão AT, estes encaixes são de certa forma opcionais, pois mesmo que você não ligue nenhum, o micro irá funcionar. Simplesmente deixar de ligar alguns dos conectores do painel, não afetaria o funcionamento do micro, o único efeito colateral seria que o botão de reset, a chave turbo ou as luzes do painel frontal não funcionariam. No entanto, isso daria uma a impressão de desleixo por parte de quem montou o micro, não sendo muito recomendado se você pretende manter a sua reputação.
Porém, numa placa mãe ATX o botão liga-desliga do gabinete é ligado na placa mãe, se não liga-lo, o micro simplesmente não irá ligar. Este sempre será o encaixe mais importante.
Do painel do gabinete saem vários conectores, que devem ser ligados nos encaixes apropriados na placa mãe:
Apesar de sempre a placa mãe trazer impresso ao lado de cada encaixe o conector que deve ser nele acoplado, caso você encontre dificuldades para determinar a posição de algum encaixe, poderá sempre contar com a ajuda do manual. Alguns manuais trazem apenas um diagrama dos conectores, enquanto outros trazem instruções detalhadas sobre as conexões.
Botão liga-desliga ATX: Como disse, utilizando uma placa mãe ATX, o botão liga-desliga do gabinete deve ser ligado diretamente na placa mãe. O conector de dois pinos deve ser ligado no encaixe “Power Switch”, que fica junto com os demais conectores para o painel. Dependendo da placa mãe, o encaixe pode se chamar Power SW, Power Switch, ATX Power, Power On ou outro nome semelhante. Consulte o manual ou os nomes decalcados próximos dos conectores da placa para localizar o encaixe correto. Lembre-se se você conectar o cabo no local errado, ou um dos fios estiver partido o micro não ligará ao pressionar o botão.
Speaker: Mesmo que seu computador não possua uma placa de som, em muitas ocasiões você ouvirá alguns bips. Estes sons são gerados diretamente pelo processador, com a ajuda de um pequeno auto falante encontrado no gabinete, o que explica a sua baixa qualidade.
O conector do Speaker possui quatro encaixes, porém usa apenas dois fios, geralmente um preto e um vermelho, ligados nas extremidades do conector. Não se preocupe com a possibilidade de ligar o fio o conector do Speaker invertido, pois ele não possui polaridade. Basta apenas que seja conectado no encaixe correto da placa mãe.
Reset: Apesar de a qualquer momento podermos resetar o micro simplesmente teclando Ctrl+Alt+Del, algumas vezes o micro trava de tal maneira que é impossível até mesmo resetar o micro através do teclado. Nestas situações o botão de reset evita que tenhamos que desligar e ligar o micro.
O conector do reset possui apenas dois encaixes e dois fios, geralmente um branco e outro laranja. Este conector deverá ser ligado no encaixe da placa mãe sinalizado como “Reset SW”, “RST”, ou simplesmente “Reset”. Novamente você não precisa se preocupar em inverter o conector, pois, assim como o Speaker, ele não tem polaridade.
Keylock: O Keylock é uma maneira rudimentar de evitar que estranhos tenham acesso ao computador. Girando uma fechadura no painel do gabinete, o teclado fica travado.
Obviamente, este sistema não oferece nenhuma proteção real, já que qualquer um pode facilmente abrir o gabinete e desligar o fio que liga a fechadura à placa mãe, anulando seu funcionamento, ou mesmo com um pouco de "manha" destravar a fechadura, o que não é difícil de fazer, já que invariavelmente elas são extremamente simples.
Além disso, o Keylock serve apenas para travar o teclado, e não para restringir totalmente o acesso ao micro. As senhas a nível de sistema operacional, ou pelo menos a nível de Setup são muito mais eficientes.
Justamente por sua baixa eficiência e falibilidade, atualmente é raro encontrar à venda gabinetes com a fechadura, ou mesmo placas mãe para com o encaixe para o Keylock. Mais uma vez, a ligação não possui polaridade, bastando ligar o fio no encaixe apropriado.
HD Led e Power Led: Estas são as luzes do painel que indicam que o HD está sendo acessado e se o micro está ou não ligado. O Hard Disk Led, também chamado às vezes de HDD Led, ou IDE Led, é ligado na saída da placa mãe com o seu nome.
O conector para o HDD Led na placa mãe possui sempre 4 pinos. O problema é que o encaixe do painel do gabinete pode ter tanto 2 quanto 4 pinos. Se no seu caso ele possuir apenas 2, este deve ser ligado nos dois primeiros pinos da saída da placa mãe. Ao contrário de outros encaixes, o HDD Led possui polaridade. Geralmente o lado impresso do encaixe deve coincidir com o texto impresso na placa mãe.
O Power Led compartilha a mesma saída de 5 pinos do Keylock. Geralmente, a saída do Power Led é ligada nos 3 primeiros pinos e a do Keylock nos 2 últimos. Como no caso do HDD Led, este encaixe possui polaridade, por isso, se a luz do painel não acender ao ligar o micro, basta inverter a posição do conector.
Turbo Switch e Turbo Led: Diversos programas muito antigos, geralmente anteriores a 86, só funcionavam adequadamente em computadores lentos. Isso se aplica especialmente a alguns jogos desta época, que ficam muito rápidos quando rodados em qualquer coisa acima de um 286, tornando-se injogáveis.
Para permitir que estes programas pudessem ser rodados sem problemas, foi criada a tecla turbo do gabinete que, quando pressionada, diminuía a velocidade de operação do equipamento, fazendo-o funcionar a uma velocidade semelhante à de um micro 286.
Hoje em dia, não existe mais utilidade alguma para tecla turbo, já que estes programas antigos a muito não são usados e ninguém, em sã consciência, gostaria de tornar seu micro ainda mais lento. Por este motivo, quase nenhuma placa mãe atual possui encaixe para o conector do botão turbo, sendo inclusive extremamente raros os gabinetes novos que ainda o trazem.
De qualquer maneira, é bem provável que você se depare com conectores para o botão turbo ao mexer em micros mais antigos. Não existe mistério em sua conexão, bastando ligar os conectores do botão tubo (Turbo SW ou TB SW) e a luz (turbo Led, ou TB Led) na saída correspondente da placa mãe.
Caso o conector do botão turbo possua três encaixes e a saída da placa mãe apenas 2, basta ligar apenas dois dos encaixes. Encaixar o Turbo SW invertido apenas irá inverter a posição de pressionamento do botão, assim o micro operará em velocidade alta quando o botão estiver pressionado e em baixa quando ele não estiver.
Ponte Norte, Chipset northbridge só conversa com o processador.
Ponte Sul, Chipset southbridge controla os drives dos dispositivos, por exemplo: modem, som.
Algumas traduções:
Up grade = Melhoramento de desempenho.
Slave = Escravo.
Master = Principal, controlador, mestre.
Flap = presilhas.
Jumper = Faz ligação entre dois pontos.
Device = Plano, projeto.
O conector PS2 e para o teclado (na cor roxa) e para o mouse (na cor verde).
Cabos Flat são cabos de conexão de dados para CD, DVD, HD e o extinto disquete, tem cabos Flat de 40 e 80 vias.
Flat cable para conectores IDE, existem cabos flat de HD de: HD 5400 rpm com 40 vias/ HD 7200 rpm com 80 vias/ HD 10.000 rpm com 80 vias.
A BIOS controla as configurações iniciais do computador Tais como, data e hora, configurações de boot etc.
BIOS = Begin input output sytem, os programas de CMOS SETUP ficam na BIOS para fazer alterações e configurações no PC.
HD e suas configurações
Suas configurações são de acordo com os seus fabricantes e necessidade do usuário sendo assim podendo configurá-lo como máster, escravo ou cable select.
Quando dois ou mais drives estiverem ligados pelo mesmo cabo de conexão de dados, um dos drives tem que ficar em Master e o outro em modo escravo.
Quando o drive estiver sem o jumper, esta configurada como máster.
Nos drives de CD/DVD, seguem os mesmos princípios.
Já existem cabos de dados e cabos de fonte sata são mais finos, geralmente vem na cor vermelha.
Slots de placas expansão.
O que são placas e slots de expansão? Placas de expansão são as placas de vídeos, placas de som, placas de modem, placas de interface de rede, placas de captura de vídeo e várias outras placas, os slots são encaixe para as placas expansivas, os principais tipos de slot são o PCI, AGP, e PCI Express (usado para placas de vídeos), mais existem outros padrões.
Um slot PCI transfere dados com velocidade de 133MB/segundo.
Um slot AGP transfere dados 266 MB/segundos ou 2133 MB/segundos dependendo assim de sua versão, exemplos: x1, x2, x4, x8.
Um PCI Express transfere dados na ordem de GB/segundos, conforme sua versão (x1, x4, x8, x16).
Existem também os slots AMR, CNR, ACR, encontrados em algumas placas-mães e servem para som e modem (internet discada).
Memória
Evoluções das memórias eram chamadas de DIMM/168, (DIMM=Dual inline memory module) com 168vias(pinos) isso nos anos 90.
A geração seguinte foi a DDR, chamada de DIMM/184, a partir de 2005 os módulos passaram a ser chamados de DDR2/DIMM/240 e em 2009 tornou se DDR3/DIMM/240.
Tipos de memórias. DIMM/168pinos (SD RAM), tem dois dentes no seu corpo.
E também DDR/DIMM/184 pinos, com um dente (abertura) no seu corpo.
E também DDR2/DIMM/240 pinos, embora as duas tenham uma só abertura (um dente) os seus terminais são diferentes.
E também DDR3/DIMM/240 pinos com um só dente (abertura)
Memória DIMM pode ser: DIMM SDRAM e DIMM DDR.
Cada pente de memória tem dois lados de leitura, a DIMM/168 pinos, tem 168 pinos porque tem de um lado 84 pinos e do outro lado 84 pinos, tendo assim 168 pinos, e assim acontece com as outras como, por exemplo: a DDR, DDR2, DDR3. OBS: quanto mais pinagens maior e a velocidade de informação.
Definição de MEMÓRIA, e o indicador da capacidade de armazenamento de dados do computador, ou seja quanto maior a memória mais informações o computador conseguirá guardar. A memória é apresentada em múltiplos de: Kilo, Mega, Giga e Tera byte.
Para usar dois HDs com sistema operacional diferente instalado no seu computador.
Para usar dois HDs com sistema operacional diferente instalado no seu computador tem que desabilitar um. Por exemplo: se for mudar o HD que esta sendo usado no momento, faça assim: Aperte Dellet antes da logomarca do Windows aparecer, vá a setup, na primeira tela (Main) se for, por exemplo, o HD Hitachi a ser desabilitado, faça assim: clique nele e de enter e escolha a opção NOME (nenhum) para desabilitar, ou auto (automático) para habilitar, clique em F10.
Outro Exemplo:
Para usar o HD Maxtor (no meu caso), continuando o mesmo assunto acima. Aperte Dellet antes da logomarca do Windows aparecer, vá a setup, na primeira tela (Main), selecione SAT1, no meu caso e o HD Hitachi, altere para NONE, volte na primeira tela em MAIN e selecione PRIMARY IDE MASTER e de um Enter, clique em NONE depois em PRIMARY IDE MASTER e clique par que fique em AUTO, pressione F10 e Enter
Pra desabilitar o HD Maxtor, aperte Dellet antes da logomarca do Windows aparecer, vá a setup, na primeira tela (Main), clique em Maxtor e de enter, altere de AUTO para NONE, vá em PRIMARY IDE MASTER e clique para NONE e depois em Enter, volte na primeira tela (Main). E escolha SATA 1que esta em NONE clique nele e dê Enter, depoois em extend e escolha a opção AUTO e pressione F10 e dê Enter.
domingo, 23 de junho de 2013
domingo, 16 de junho de 2013
Algumas configurações Importantes para Windows.
Limpar histórico do comando, EXECUTAR.
Vá ao menu iniciar, painel de controle, aparência e personalização (ou só personalização), barras de tarefas, menu iniciar, e desmarque a caixinha de seleção “armazenar e exibir uma lista dos programas aberto recentes”.
Vá ao menu iniciar, painel de controle, aparência e personalização (ou só personalização), barras de tarefas, menu iniciar, e desmarque a caixinha de seleção “armazenar e exibir uma lista dos programas aberto recentes”.
Configurar o plano de energia do Sevem.
Ir ao menu iniciar digitar na caixa de pesquisa: Gerenciamento de energia, depois em alterar configurações de economia de energia, depois, altera configuração do plano, escolha as configurações que achar necessário e pronto.
Ir ao menu iniciar digitar na caixa de pesquisa: Gerenciamento de energia, depois em alterar configurações de economia de energia, depois, altera configuração do plano, escolha as configurações que achar necessário e pronto.
Para capturar uma imagem usando a tecla (Prt Scr Sys Rq).
Pressione a tecla Prt Scr Sys Rq na imagem escolhida, e vá ao programa Paint e cole, ou use o Ctrl+V,e é só salvar.
Pressione a tecla Prt Scr Sys Rq na imagem escolhida, e vá ao programa Paint e cole, ou use o Ctrl+V,e é só salvar.
Algumas configurações Importantes para Windows.
Paint com defeito.
O programa paint, estava salvando os documentos (imagens) muito pequenos no canto esquerdo da tela, estava muito estranho mesmo. Fui ao menu IMAGEM, no próprio paint , depois em atributos e cliquei na opção PADRÃO, ou poderia inserir uma numeração maior, como por exemplo: 760x760, porque houve algum erro e ficou com a sua tela muito grande.
OBS: Você pode colocar as medidas de acordo com o seu monitor.
Monitor LCD: largura 1372 e altura 726
Monitor LCD: largura 1345 e altura 708
Paint com defeito.
O programa paint, estava salvando os documentos (imagens) muito pequenos no canto esquerdo da tela, estava muito estranho mesmo. Fui ao menu IMAGEM, no próprio paint , depois em atributos e cliquei na opção PADRÃO, ou poderia inserir uma numeração maior, como por exemplo: 760x760, porque houve algum erro e ficou com a sua tela muito grande.
OBS: Você pode colocar as medidas de acordo com o seu monitor.
Monitor LCD: largura 1372 e altura 726
Monitor LCD: largura 1345 e altura 708
sábado, 15 de junho de 2013
Assinar:
Postagens (Atom)